Foco em Conteúdo relevante, em histórias surpreendentes e cativantes
Ricardo, naquele momento executivo dos Canais Abril de Televisão do Grupo Abril, apresenta à Fox Filmes o projeto da produtora Luz Filmes do longa-metragem Bezerra de Menezes: O Diário de um espírito. Iniciativa voluntária, sem interesses comerciais e movida pela forte crença no potencial deste gênero cinematográfico.
2008 – O filme Bezerra de Menezes é lançado em apenas 42 salas, faz a maior média de público por sala e o número de cópias do filme sobe para 65 na sua segunda semana de exibição. O filme surpreendeu a todos, superando a marca de 500.000 ingressos vendidos.
O Grupo Abril decide encerrar as atividades dos Canais Abril de Televisão. Luís Eduardo Girão, Diretor da Luz Filmes, convida Ricardo para coproduzir o seu próximo filme, intitulado As mães de Chico Xavier e para ser sócio na sua produtora. Ricardo aceita ser produtor, mas, em Outubro daquele ano, funda a LightHouse Produções Cinematográficas. A produtora tem foco exclusivo no desenvolvimento de conteúdo audiovisual de todos os gêneros.
Luis Eduardo Girão se associa a produção do filme biográfico Chico Xavier: O filme. Um acordo entre os produtores estabelece que esse filme será lançado antes de As mães de Chico Xavier. Ricardo lidera a divulgação da obra em São Paulo, representando a equipe em entrevistas e programas de televisão. O filme é lançado neste mesmo ano e alcança a marca de 3.5 milhões de ingressos vendidos, consagrando o gênero cinematográfico.
O lançamento de As mães de Xico Xavier é bem-sucedido e o filme alcança a marca de 515.000 ingressos vendidos. A LightHouse se associa à FEAL para a produção de O filme dos espíritos.
A LightHouse adquire os direitos do livro 3.000 Dias no bunker: Um País na mão e um plano na cabeça, de Guilherme Fiuza, autor de O meu nome não é Johnny. Nesse mesmo ano, O filme dos espíritos é lançado e atinge a marca de 325.000 ingressos. O filme foi realizado sem recursos públicos e gerou retorno financeiro aos seus investidores.
A LightHouse se associa à produtora Nation Filmes, obtém a aprovação em primeira fase na Ancine e no PROAC-ICMS. O projeto narra na forma de um thriller a implantação do Plano Real, parte importante da história recente do país. Nesse período, são adquiridos os direitos do livro Bandeira Quadriculada para a produção do documentário de longa-metragem Paixão, Suor e Graxa, que conta a história do automobilismo brasileiro.
O projeto REAL é indeferido pela Ancine. Produção do documentário Paixão, Suor e Graxa é iniciada. A LightHouse tem dois projetos contemplados no Prodav 02/2013: as séries documentais Fotógrafos, para o canal Fashion TV Brasil, e Guerreiros da Selva para o canal Prime Box Brazil.
Após um ano de negociações e ajustes no projeto, a LightHouse obtém a aprovação da análise complementar da Ancine do filme REAL. A sociedade para produção do filme muda para Maristela Filmes, com quem a LightHouse inicia a produção do filme. A LightHouse se associa à ESPN e exibe o Paixão, suor e graxa no ESPN International, em 15 de novembro. A LightHouse adquire os direitos do roteiro do filme Lili Marlene, a ser rodado em Israel, a respeito da trajetória da atriz Marlene Dietrich como opositora ao nazismo na Segunda Guerra Mundial.
O longa REAL está em sua fase final de pós-produção. A série Fotógrafos tem sua produção iniciada. A LightHouse é contemplada com duas novas séries documentais no Prodav 02/2016; Fotógrafos 2 e Em busca de Kardec.
Enquanto finaliza REAL e Fashion Click a LightHouse inicia a produção de Guerreiros da Selva e o desenvolvimento de Lili Marlene.