Foco em Conteúdo relevante, em histórias surpreendentes e cativantes
Ricardo, naquele momento executivo dos Canais Abril de Televisão do Grupo Abril, apresenta à Fox Filmes o projeto da produtora Luz Filmes do longa-metragem Bezerra de Menezes: O Diário de um espírito. Iniciativa voluntária, sem interesses comerciais e movida pela forte crença no potencial deste gênero cinematográfico.
2008 – O filme Bezerra de Menezes é lançado em apenas 42 salas, faz a maior média de público por sala e o número de cópias do filme sobe para 65 na sua segunda semana de exibição. O filme surpreendeu a todos, superando a marca de 500.000 ingressos vendidos.
O Grupo Abril decide encerrar as atividades dos Canais Abril de Televisão. Luís Eduardo Girão, Diretor da Luz Filmes, convida Ricardo para coproduzir o seu próximo filme, intitulado As mães de Chico Xavier e para ser sócio na sua produtora. Ricardo aceita ser produtor, mas, em Outubro daquele ano, funda a LightHouse Produções Cinematográficas. A produtora tem foco exclusivo no desenvolvimento de conteúdo audiovisual de todos os gêneros.
Luis Eduardo Girão se associa a produção do filme biográfico Chico Xavier: O filme. Um acordo entre os produtores estabelece que esse filme será lançado antes de As mães de Chico Xavier. Ricardo lidera a divulgação da obra em São Paulo, representando a equipe em entrevistas e programas de televisão. O filme é lançado neste mesmo ano e alcança a marca de 3.5 milhões de ingressos vendidos, consagrando o gênero cinematográfico.
O lançamento de As mães de Xico Xavier é bem-sucedido e o filme alcança a marca de 515.000 ingressos vendidos. A LightHouse se associa à FEAL para a produção de O filme dos espíritos.
A LightHouse adquire os direitos do livro 3.000 Dias no bunker: Um País na mão e um plano na cabeça, de Guilherme Fiuza, autor de O meu nome não é Johnny. Nesse mesmo ano, O filme dos espíritos é lançado e atinge a marca de 325.000 ingressos. O filme foi realizado sem recursos públicos e gerou retorno financeiro aos seus investidores.
A LightHouse se associa à produtora Nation Filmes, obtém a aprovação em primeira fase na Ancine e no PROAC-ICMS. O projeto narra na forma de um thriller a implantação do Plano Real, parte importante da história recente do país. Nesse período, são adquiridos os direitos do livro Bandeira Quadriculada para a produção do documentário de longa-metragem Paixão, Suor e Graxa, que conta a história do automobilismo brasileiro.
O projeto REAL é indeferido pela Ancine. Produção do documentário Paixão, Suor e Graxa é iniciada. A LightHouse tem dois projetos contemplados no Prodav 02/2013: as séries documentais Fotógrafos, para o canal Fashion TV Brasil, e Guerreiros da Selva para o canal Prime Box Brazil.
Após um ano de negociações e ajustes no projeto, a LightHouse obtém a aprovação da análise complementar da Ancine do filme REAL. A sociedade para produção do filme muda para Maristela Filmes, com quem a LightHouse inicia a produção do filme. A LightHouse se associa à ESPN e exibe o Paixão, suor e graxa no ESPN International, em 15 de novembro. A LightHouse adquire os direitos do roteiro do filme Lili Marlene, a ser rodado em Israel, a respeito da trajetória da atriz Marlene Dietrich como opositora ao nazismo na Segunda Guerra Mundial.
O longa REAL está em sua fase final de pós-produção. A série Fotógrafos tem sua produção iniciada. A LightHouse é contemplada com duas novas séries documentais no Prodav 02/2016; Fotógrafos 2 e Em busca de Kardec.
Lançado em 25 de maio, “Real – O Plano por Trás da História” é um longa-metragem independente do gênero thriller político. Com produção de Ricardo Fadel Rihan, direção de Rodrigo Bittencourt e roteiro de Mikael de Albuquerque. Foi baseado no livro 3.000 Dias no Bunker de Guilherme Fiuza, o filme narra a história da criação e implementação do Plano Real. O longa tem como personagem protagonista o economista Gustavo Franco.
Lançado em dezembro, Guerreiros da Selva acompanha o mais importante treinamento de Guerra na Selva do mundo, ministrado pelo exército brasileiro, na Amazônia. Conta a história de um grupo de homens levados, me plena selva amazônica, muito além de seus próprios limites. Cada episódio cobre uma parte específica do treinamento e acompanha o grupo de soldados enquanto avançam, são expulsos ou pedem para sair. Quem conseguir chegar até o final tornar-se-á um “onça”, no jargão militar.
No dia 24 de agosto estreou a série “Fashion Click” no canal FashionTV. O programa traz, em 13 episódios, fotógrafos de diferentes especialidades que possuem uma coisa em comum: a paixão por retratar moda e a beleza.
A primeira temporada do reality estreou em 2020 e contou com 24 participantes. O formato inédito, criado por Ricardo Fadel Rihan e Ivan Teixeira, se inspirou nos treinamentos militares do tipo bootcamp, que foram os precursores do cross-fit. O reality selecionou 24 candidatas mulheres, que passam por desafios que testam os seus limites de resistência física, mental e emocional. A cada temporada, o programa apresentado por Juju Salimeni, revela uma nova musa fitness.
Estreou no canal Prime Box Brazil no dia 1º de julho. Em um mergulho pelas dores do luto, um cineasta busca respostas sobre a morte de sua filha nos passos de Allan Kardec. Através de entrevistas e arquivos, o documentário investiga a história do espiritismo no Brasil, França e Suíça.
Estreou no canal FashionTV no dia 5 de agosto. A segunda temporada de Fashion Click homenageia renomados estilistas brasileiros, apresenta os bastidores e o processo de criação de alguns dos seus mais importantes trabalhos, além de abordar algumas peculiaridades de suas vidas pessoais.
Exibido no E! Entertainment em 2022, a nova temporada apresenta 22 mulheres que toparam enfrentar os desafios, superar os obstáculos e ultrapassar seus limites nesta segunda temporada de “JUJU BOOT CAMP”, o reality show de competição liderado pela musa fitness, musa do carnaval, empresária e influenciadora Juju Salimeni.
No dia 05 de outubro a produtora LightHouse, em coprodução com a Ivan Teixeira Filmes, lança a comédia Romântica RODEIO ROCK. O longa protagonizado por Lucas Lucco e Carla Díaz é dirigido por Marcelo Antunez. Foi rodado em Jaguariúna/SP, inclusive durante o Jaguariúna Rodeo Festival, em Campinas/SP e no Pantanal Sul-Mato-Grossense.
Explorando novas narrativas e horizontes, a LightHouse continua a impulsionar a criatividade cinematográfica em 2023 com a produção de ‘El Camino de Castilla’, ‘Tá Todo Mundo Olhando!’ e o desenvolvimento de ‘Só Nós Dois’.